segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


As Escolas de Aningas CEB Paulo Freire e de Tucuns EEF Filomeno Freitas Vasconcelos, são as primeiras escolas no Municipio de Cruz, que receberão o Programa Mais Educação. Este programa  foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. No municipio de Cruz 200 alunos estão inscrito no Programa, estes irão voltar para escola para desenvolverem atividades como: Informatica, Leitura Escrita, Xadrez, Calculos Matématicos, Desenho e Futsal, estas atividades serão desenvolvidas no contra turno, 4 dias por semana. Este Programa tem como proposta a educação em tempo integral, estes 200 alunos estudam manhã ou tarde e volta para escola passam mais 3 horas, 4 dias por semana apredendo e participando de varias atividades" explicou um dos Coordenadores do Programa Mais Educação em Cruz, professor Edson Muniz
 Equipe de monitores da Escola Centro de Educação Basica Paulo Freire em Aningas
Monitores da Escola Filomeno Martins dos Santos em Tucuns
O Secretário de educação Raí  apresenta o fardamento para os pais e fala da importância da educação integral.
Equipe de monitores e alunos da escola em Aningas



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A importância do lúdico na sala de aula.

                                     
 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.

Toda criança tem o direito de brincar, jogar,  pois brincar, jogar, é fundamental para o seu próprio desenvolvimento físico, psíquico e social.
Muitas crianças em tenra idade são solicitadas ao trabalho e perdem, por isso, a oportunidade de se relacionarem com outras crianças e de se socializarem em grupos.
Os pais, por estarem sempre concentrados em suas ocupações e tarefas que às vezes se deixam levar por seus atributos e esquecem da importância da brincadeira com que um dia também foram crianças.
Cabe então a nós professores desempenhar este papel, procurando recursos com criatividade para então dar início ao processo de socialização e convivência da criança com outros colegas ou grupos, o professor então deverá saber orientá-los e integrá-los através da comunicação e brincadeiras e sobretudo desenvolver e aplicar a integração e o respeito com os colegas, trazendo melhor qualidade de vida, saúde e bem estar.